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6 Pontos primordiais para um fluxo de automação de sucesso

31 out 2022

A automação de marketing tem ganhado cada vez mais espaço entre empresas de todos os tamanhos. Com ela, é possível automatizar tarefas que seriam executadas de forma manual (como enviar um email de boas vindas após um cadastro, ou um lembrete de abandono de carrinho em um e-commerce, por exemplo). Mas para ter sucesso com a automação, é necessário organizar um fluxo correto. Entenda mais sobre isso neste post!

O que é fluxo de automação

O fluxo de automação é um conjunto de ações executadas automaticamente por um dispositivo ou sistema ao ser identificado um gatilho. É muito importante para a automação de marketing, pois é através desse fluxo que podemos configurar ações personalizadas para os leads conforme o perfil de cada um, o que torna o atendimento ao lead muito mais eficiente e aumenta as chances de vendas.

Imagine, por um instante, uma loja física. Assim que o cliente entra na loja, existe um fluxo que ele irá percorrer: ser atendido por um determinado vendedor responsável pelo setor específico, ouvir as dicas de qual produto pode se encaixar melhor na necessidade dele, colocar um produto no carrinho, desistir da compra ou finalizar essa compra no caixa.

No digital, esse fluxo também acontece. Porém, de forma automatizada. O cliente entra em sua loja virtual, lê sobre os produtos, passa determinado tempo em seu site, coloca os produtos no carrinho e conclui a venda, ou acaba por abandonar esse carrinho. Tudo isso é identificado pela ferramenta de automação e ativa o fluxo personalizado para transformar essa situação de abandono de carrinho em uma futura conversão de venda!

Trabalhando com fluxo de automação

No inbound marketing, trabalhamos muito com fluxo de automação para proporcionar um relacionamento eficaz com o lead. O objetivo é receber um lead, nutrir com informações relevantes para uma futura venda, levá-lo a executar determinadas ações para qualificá-los e, então, concluir a compra. Para chegar à conversão de venda, é importante trabalhar 6 etapas. Conheça cada uma a seguir:

1 – Resposta automática

Já ouviu aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Então! A resposta automática é essa “primeira impressão”, que fornece um rápido retorno e mostra para o lead que existe alguém ali para garantir o atendimento dele. Assim que essa resposta é enviada, o lead já cai em um fluxo de primeiro contato, que pode ser dividido por diversos canais: rede social, e-mail marketing e whatsapp, por exemplo.



2 – Jornada de compra

No fluxo da jornada de compra, o mesmo é dividido em topo, meio e fundo de funil. Dessa forma, é possível entender em qual momento o lead está e trabalhar conteúdos específicos para cada momento. Se o lead está no topo do funil, é necessário trabalhar conteúdos de aprendizado e descoberta. Se está caminhando do meio para o fundo, é necessário apresentar soluções efetivas para garantir o fechamento.

É importante, também, entender o tempo da jornada desde a entrada do lead até o fechamento da compra, porque se esse tempo for muito grande, o aconselhável é ter um fluxo específico para cada fase.

fluxo de automacao

3 – Gestão da base de leads

Independente de qual momento um lead esteja, a nutrição de leads é uma etapa essencial da automação de marketing. É necessário criar um conteúdo envolvente com informações relevantes, novidades, promoções. O lead precisa conhecer mais sobre a sua marca e ser lembrado constantemente de que a sua empresa está ali como uma expert no assunto e pronta para atendê-lo.

Através dessa nutrição, também é possível criar gatilhos para encaminhar o lead dentro do fluxo de vendas. Por exemplo, enviando e-mail com determinado link e, se esse link for clicado, ele é direcionado para outra etapa do fluxo de vendas. A automação de marketing é incrível, não é?

4 – Priorizar com gatilhos

Utilizar gatilhos é uma estratégia muito eficaz no marketing digital. Para leads potenciais, com maior scoring, ou seja, que já estão há muito tempo no fluxo de automação, lendo os conteúdos enviados, interagindo, é possível utilizar o gatilho de escassez e urgência, por exemplo. Esses gatilhos irão avisar o lead que se ele não tomar uma atitude rápida, ou seja, não comprar imediatamente, ele corre o risco de perder uma grande oportunidade.

5 – Mapear conteúdo

Para ter sucesso em todas as etapas, é necessário identificar o conteúdo ideal para cada fase do fluxo para não desperdiçar a oportunidade de se comunicar com o lead, e ser certeiro na mensagem. Veja o exemplo prático de estratégia de e-mail marketing para um e-commerce:

fluxo de automacao

6 – Regras e configurações

Definir as configurações corretas fará toda a diferença no fluxo de automação. Por isso, é importante trabalhar com o lead scoring, para entender o momento que o lead está e trabalhar o conteúdo específico para cada momento. Por exemplo: lead com score acima de 500 entra no fluxo de meio de funil, lead com score abaixo de 500 no fluxo de topo de funil.

Outra configuração importante é inserir tag para o lead no começo e no final da jornada de compra, dessa forma é possível trabalhar conteúdos mais intensos de vendas conforme o momento do lead, excluindo aqueles que ainda estão no topo de funil e ainda não deram sinal de possível conversão.

Conclusão

Ao longo do post, vimos que é necessário ter um fluxo de automação de sucesso para que o inbound marketing seja bem-sucedido e atinja o resultado mais esperado: A VENDA. Esse fluxo envolve 6 pontos primordiais que foram detalhados aqui. Caso você esteja com dúvidas ou precise de ajuda para implementar esse fluxo na sua empresa, entre em contato conosco. Somos especialistas em inbound marketing e podemos criar um fluxo para a sua empresa, garantindo resultados que levarão a sua empresa para outro nível!

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