O marketing conversacional é uma abordagem baseada na interação entre as empresas e os seus clientes, que tem cada vez mais pressa de serem atendidos e uma atenção cada vez menor para anúncios e publicidades. A ideia é criar uma conversa real e significativa, ao invés de apenas emitir mensagens promocionais.
Essa abordagem está se tornando cada vez mais popular, pois permite criar relacionamentos mais profundos com os seus clientes. Neste artigo, vamos abordar o que é o marketing conversacional, como ele funciona e por que ele é importante para a sua empresa.
Como o marketing conversacional surgiu?
O Marketing 4.0 é a era em que o consumidor tem voz e é mais do que um mero “receptor” de propagandas. Agora, ele quer interagir com a marca e ter um retorno personalizado, diferente dos tempos antigos, em que apenas um rádio, televisão ou revista exibia propagandas sem saber o que o consumidor tinha a dizer, e sem poder responder de forma personalizada a cada um.
O marketing conversacional surge, então, da necessidade das empresas de se adaptarem ao Marketing 4.0 e aos novos hábitos de consumo. O consumidor quer ter a sua dúvida respondida rapidamente e o seu problema solucionado. Para isso, ele utiliza chats, redes sociais e pesquisas online. Uma empresa que não oferece esse atendimento personalizado e rápido pode ser até mesmo descartada pelo consumidor.
Além disso, o tempo é a moeda mais cara do nosso século. Todas as tecnologias surgem da necessidade de diminuir o tempo de cada processo e facilitar a nossa vida. Da mesma forma, o consumidor que chega a entrar em contato com a sua empresa, ou seja, dedica sua atenção para ela, quer ser atendido rapidamente. Perder essa atenção é perder uma grande oportunidade de venda!
A importância para as empresas
A importância do marketing conversacional para as empresas está no fato de que ele permite um diálogo direto com o cliente, o que pode gerar um vínculo mais forte entre a marca e o consumidor. Além disso, esse tipo de marketing também pode ser usado para coletar dados importantes sobre o público-alvo, o que auxilia na tomada de decisões estratégicas.
Se uma empresa conversa com o consumidor de forma personalizada, é possível conseguir dados como: região, idade e preferências, que podem ser utilizados em inúmeras situações como relatórios, campanhas de marketing, e até mesmo para criar novos produtos e serviços. É possível observar, também, que grandes empresas que respondem a cada consumidor de forma individual acabam viralizando nas redes sociais. Se elas, que já são grandes e empresas de nível internacional, precisam dedicar atenção personalizada ao consumidor, imagine as pequenas e médias empresas nacionais!
Estratégias para engajar e vender
Primeiro, é importante entender mais sobre cada canal que o consumidor procura para entrar em contato com a sua empresa: whatsapp, páginas comerciais em redes sociais, fale conosco ou formulários. Depois, buscar a melhor estratégia para automatizar e melhorar o tempo de resposta, afinal, o tempo de resposta pode influenciar diretamente nos seus resultados!
As principais estratégias de marketing conversacional são:
- Criar conteúdo relevante, pois é através do conteúdo que o consumidor é atraído e percebe o quanto precisa da sua marca.
- Monitorar as redes sociais (comentários e mensagens);
- Estabelecer um tempo médio de resposta para cada canal;
- Utilizar chatbots e ferramentas de automação
De todas essas ferramentas, escolha as que realmente te permitirão oferecer uma resposta ao seu cliente! Analise sua equipe interna e tudo o que cada ferramenta exige e oferece. Por isso, se você tem interesse em implementar o marketing conversacional na sua empresa, entre em contato com a Guia-se Agências Digitais. Nossos consultores podem orientá-lo sobre os melhores processos para engajar e vender através do diálogo direto com o consumidor!