Vamos deixar uma coisa bem clara: Comunicação e mídia são áreas e entregas diferentes! São complementares, não tenha dúvida, mas são perfis, metodologias, entregas e análises diferentes. A busca é a mesma: resultado! Esclarecido isso vamos ao porquê desse artigo, afinal, a confusão se faz frequentemente.
Basicamente, e vamos reforçar o termo, basicamente, mídia compra espaço nos veículos; a comunicação traça a estratégia para que a mensagem seja a mais assertiva possível. Equipe de mídia compra espaço publicitário pensando ser a mais assertiva possível, dessa forma a soma das duas forças chegam na campanha que dá resultado, e é isso que mantém o cliente “dentro de casa” e não outro motivo. Perceba que eu não estou aqui falando da mídia A ou B, online ou offline, estou falando do processo de comunicação na sua essência: marcas passando a mensagem certa para as pessoas certas com o objetivo de gerar vendas. Simples assim. Há 100 anos atrás era assim, hoje continua e daqui 100 anos permanecerá!
Planejamento de comunicação, é exercido pelo profissional de planejamento, o qual eu me encaixo. Somos responsáveis por dar o direcionamento a comunicação, entender o perfil do público (e por favor, cada vez mais foque nisso), analisar a concorrência, pensar na estratégia e posicionamento. Pesquisamos – o dia todo e a todo o momento – entendemos mercado – suas mudanças e variações constantes – cenários macro e micro econômico, analisamos dados e os transformamos caminho de comunicação que possa atingir o coração do nosso consumidor. Frase romântica, mas essa é a nossa realidade, aliás, uma realidade cada vez mais difícil de se conseguir.
Planejamento de mídia também pesquisa, analisa dados, entende o comportamento de consumo para comprar a mídia mais correta. Enquanto o planejamento de comunicação entende o cenário como um todo, a mídia analisa o perfil dos veículos para entender qual é mais aderente a campanha e público. GRPs, CPM, CPC, CPA, CPL, Budget, ROI são siglas que rondam o dia a dia do profissional de mídia. De novo, esse artigo não fala de online ou offline, fala de comunicação, afinal, essa divisão não mais existe na mente e vida do consumidor, mas das empresas…
Vale a pena refletir sobre essa confusão, principalmente, para nós de planejamento que não temos como obrigação entregar o post do Facebook ou a campanha de display no portal. Esse é o papel, muito bem executado
por sinal, da mídia, nós profissionais de planejamento, temos a obrigação de entregar uma linha de comunicação, que deve servir para ajudar na mídia, nas Redes Sociais, no Google, na criação, no Call Center, não importa qual será o canal de comunicação da marca, importa que planejamento direciona, mídia executa! E ainda tem a criação nesse meio todo para deixar tudo mais atrativo. Pronto, a sua campanha de sucesso chegou!