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Black Friday 2022: como se preparar para vender mais

15 set 2022

E aí, está por dentro de como participar da Black Friday em 2022? Se ainda não, é hora de descobrir as melhores estratégias para se destacar da concorrência e aproveitar todos os benefícios dessa data.

Afinal, ela não só aumenta as vendas, mas permite que seu negócio conquiste um bom posicionamento de mercado. Não sabe por onde começar a colocar o planejamento em prática?

Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber para lucrar e usar esse período a seu favor. Vamos lá?

O que é

A Black Friday é aquele dia em que as marcas abaixam os preços e oferecem descontos para os clientes. Ela surgiu nos Estados Unidos e, por lá, acontece sempre um dia depois do Dia de Ação de Graças, uma data bem tradicional para o povo norte-americano.

É bastante estratégica, afinal, é quando abre a temporada de compras natalinas. Por fazer tanto sucesso por lá, outros países, como o Brasil, passaram a adotar a data oficialmente no calendário sazonal de negócios. 

Quando

E quando a Black Friday acontece aqui? A data escolhida é sempre a última sexta-feira do mês de novembro. Este ano, ela será no dia 25/11.



Como funciona

E como funciona a Black Friday, afinal? Originalmente, as promoções começam à meia-noite da sexta-feira. Os descontos variam de X a Y%, de acordo com a proposta traçada pela loja.

Durante este período, as lojas físicas faturam mais e aumentam seu movimento, enquanto as lojas virtuais e e-commerces costumam bater recordes de vendas e aquisição de novos clientes.

No Brasil, para chamar a atenção, as empresas também apostam em descontos especiais pré e pós Black Friday. Criam, inclusive, outras ações específicas para isso, como a Black Monday, na segunda-feira seguida à sexta, Cyber Monday, Black Week, entre outras.

Como participar da Black Friday

Como não poderia ser diferente, as empresas de varejo e e-commerce de todos os segmentos estão com a expectativa lá em cima para as vendas da  Black Friday 2022. Afinal, nosso modelo de consumo online cresceu, e muito, nos últimos anos. As perspectivas de recuperação econômica tem sido muito boas para os negócios.

A Black Friday é, então, essencial para criar um plano de ação para aumentar as vendas. Vale muito a pena investir na data, e aqui estão algumas dicas de como participar da data com sucesso!

Planejamento estratégico

O primeiro passo é estabelecer um planejamento estratégico. Entender qual o momento da sua empresa, como está o seu público e quais metas você deseja atingir. O quanto antes iniciar esse planejamento, melhor. No mês de Novembro, o mês da Black Friday, todas as campanhas devem estar rodando. Comece a preparar o seu público, revelando um pouco do que está sendo preparado o quanto antes para sair na frente da concorrência.

Saber o que fazer na Black Friday é tão importante para o crescimento do negócio quanto para o sucesso da data. O planejamento é o que leva a tomada de decisões assertivas. Uma Agência Digital como a Guia-se poderá preparar e executar as melhores estratégias para a sua empresa vender muito mais nesta Black Friday. Mas lembre-se: quanto antes entrar em contato e iniciar os trabalhos, melhor! Não deixe para a última hora.

O que fazer

E o que fazer para garantir uma participação eficaz na Black Friday? Anote as dicas!

  • Faça um cronograma de ações: não deixe para última hora, ou você pode perder oportunidades.
  • Contrate uma agência digital para iniciar as divulgações necessárias
  • Realize um inventário dos produtos: identifique aqueles que podem ter a maior margem para desconto.
  • Invista em tráfego pago: programe-se para investir em publicidade on-line como Google Ads, Facebook Ads, entre outros.
  • Crie posts para as redes sociais como: Facebook, Instagram, Pinterest e Tik Tok.
  • Atualize seu site: seus clientes precisam saber o que vem de novidade por aí.
  • Comunique-se com os clientes sobre as ações: o e-mail marketing é a melhor ferramenta.

O que NÃO fazer

E o que não fazer, de jeito nenhum? O consumidor está cada vez mais bem-informado, então fuja de promoções que ofereçam, por exemplo, “o dobro do preço para aplicar o desconto”. É fundamental que você respeite o código de defesa do consumidor e, principalmente, a imagem do seu negócio. 

Gostou de saber mais sobre a Black Friday 2022? Então entre em contato conosco agora mesmo para iniciarmos o planejamento estratégico para a sua empresa vender mais nesta Black Friday.

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