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Como planejar o marketing digital para 2023

22 dez 2022

O marketing digital está em constante evolução e exige que as empresas estejam sempre atualizadas sobre as últimas tendências e inovações. A cada ano surgem novas tecnologias e ferramentas que transformam a forma de fazer negócios e, por isso, é importante estar sempre atualizado e preparado para as novas tendências.

Aqui você vai aprender os 10 passos essenciais para montar uma estratégia de sucesso para 2023!

1. Defina seus objetivos;

Como toda boa estratégia, o planejamento deve iniciar com a definição de objetivos. Quais são os seus objetivos para o futuro? Quanto você quer crescer? Qual o público-alvo que deseja atingir? Uma vez que você tenha uma ideia clara é mais fácil direcionar as suas ações e escolher as melhores ferramentas e parceiros para alcançá-los.

Os objetivos de marketing devem estar alinhados com os objetivos da empresa como um todo. Antes de definir qualquer meta específica, é importante olhar para o passado e entender o que deu certo e o que não deu certo para desenhar o caminho futuro.

2. Conheça seu público-alvo;

Conhecer o público-alvo da sua empresa é vital para o sucesso do planejamento. Quem compra seus produtos e serviços? Quem comprou nos últimos 12 meses? Essas são perguntas importantes que devem ser consideradas para montar o planejamento de 2023. Sem conhecer o seu público, fica muito mais difícil traçar o caminho para o sucesso.

3. Escolha as plataformas ideais;

Quando se trata de divulgação de marca, produtos ou serviços divulgação marca e produtos/serviçosmarketing digital, , é importante estar sempre atento às mudanças que ocorrem nas plataformas e nos canais de comunicação. Isso porque, com a evolução da tecnologia, novas maneiras de interagir surgem a todo momento.



É preciso ficar de olho nas tendências do mundo digital. Uma das apostas para o próximo ano é o crescimento do marketing conversacional, que utiliza bots para interagir com o público.

4. Crie um calendário editorial;

Você precisa ter um roteiro para criar conteúdo (estáticos e vídeos) que será publicado e garantir que esteja alinhado com os objetivos do negócio, pois é muito fácil se perder no caminho e esquecer dessa interação tão importante com o público. Ter um calendário editorial é como ter um GPS!

Como planejar o marketing digital para 2023

5. Produza conteúdo relevante;

Uma das grandes expectativas para 2023 é uma mudança (que já está sendo observada) na forma que as pessoas utilizam as redes sociais. Cada vez menos essas redes serão utilizadas para contato com amigos e familiares, pois o foco será aprender coisas novas e consumidor conteúdos de qualidade. Para se manter relevante, as empresas devem produzir conteúdo que eduque o seu público-alvo. Isso significa criar conteúdo útil e informativo que seja relevante para as pessoas que você deseja atingir.

6. Invista em SEO;

Não há dúvidas de que o SEO é uma estratégia indispensável, mas infelizmente nem todas as empresas tem o entendimento/conhecimento ou verba de investimento para a otimização de sites e conteúdo.
Se você não pode investir em SEO, não espere mais: quem tem sucesso é porque tem um bom posicionamento nos motores de busca, ou melhor dizendo, o Google. Faça de 2023 o ano da mudança na sua empresa e aposte em SEO!

7. Anuncie na rede;

Com o crescimento acelerado da internet e das redes sociais (devido à pandemia), as empresas (sejam pequenas, médias ou grandes), ganharam muito espaço na rotina das pessoas através do digital. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2021, 84,7% da população brasileira já tinha acesso à internet. Este número só tende a crescer nos próximos anos.

Isso significa que as empresas precisam investir cada vez mais em estratégias para se manterem visíveis na internet e atingirem seus objetivos de negócio.

8. Faça testes A/B;

Para saber o que está dando resultado ou não, utilize ferramentas de teste A/B para analisar o impacto das estratégias. Teste diferentes aspectos do seu site ou campanha para entender o que funciona melhor. Entenda que existem comportamentos diferentes em datas específicas/sazonalidades do ano e registre cada desempenho para melhorar suas campanhas.

9. Analise os resultados;

Use os resultados de campanhas dos anos anteriores para adaptar e melhorar as suas estratégias do passado em 2023. Ao contratar uma agência, considere os resultados que foram entregues para os clientes: os clientes venderam mais em 2022? Estão satisfeitos?

Durante o ano, acompanhe mensalmente os números para alcançar os resultados definidos no planejamento. Os dados são caminhos que levam ao sucesso! É preciso apenas ter o cuidado de analisar e tomar as decisões corretas. As açoes digitais nos muni com vários números, que quando bem analisado nos dá um rumo mais acertivo.O marketing digital é uma ferramenta poderosa quando gerenciada corretamente.

10. Ajuste sua estratégia conforme necessário

Com base nesses 10 passos, você poderá estabelecer metas mais específicas para, como aumentar o tráfego do site em 30% ou gerar 100 novos leads por mês, e ir ajustando durante o ano.

Mas para você desfrutar o melhorcolher os melhores resultados de um bom planejamento estratégico do planejamento e estratégias digitais que o marketing digital pode oferecer para a sua empresa, o décimo passo pode ser contratar uma agência como a Guia-se! Nossos mais de 150 especialistas estão preparados para transformar a história da sua empresa através da Internet em 2023!

Se você não planejou bem o marketing digital da sua empresa neste ano, não se preocupe, pois a Guia-se está aqui para te ajudar. Se você ainda não desenvolveu seu planejamento, não se preocupe, pois a Guia-se está aqui para te ajudar. Com 25 anos de experiência no digitalmercado, podemos te ajudar a traçar um plano de ação para o seu negócio que traga resultados positivos em 2023. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

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