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Como usar a metodologia AIDA para criar um VSL

30 mar 2023

Introdução a metodologia AIDA

AIDA é uma sigla que representa uma das metodologias mais comuns e efetivas para criar e estruturar uma mensagem persuasiva, seja ela publicitária, de vendas ou qualquer outra forma de comunicação que busca convencer ou engajar o público-alvo. A metodologia AIDA é composta por quatro etapas fundamentais que seguem a ordem: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Ao criar um Vídeo de Vendas Longo (VSL), a metodologia AIDA pode ser extremamente útil para capturar a atenção do público, criar um interesse em seu produto ou serviço, gerar um desejo pela oferta e, por fim, levar o espectador a tomar a ação desejada.

Aqui estão algumas etapas sugeridas para usar a metodologia AIDA na criação de um VSL:

Como usar a metodologia AIDA para criar um VSL

Passo 1: Atenção

Aqui, o objetivo é captar a atenção do espectador desde o início do vídeo. Para isso, você pode começar com uma frase de impacto, uma pergunta ou um desafio que desperte o interesse do seu público. É importante destacar que a primeira impressão é essencial para manter a atenção do espectador, portanto, é preciso criar um gancho inicial forte e impactante. Alguns estudos indicam que essa atenção é conquistada em 3 segundos, por isso, é preciso ser muito rápido e objetivo!

Passo 2: Interesse

Nesta etapa de interesse, é importante desenvolver a ideia central do seu produto ou serviço, destacando seus principais benefícios e diferenciais. É necessário conquistar a curiosidade do público e fazer com que ele se interesse cada vez mais pelo que você está oferecendo. Para isso, faça uma introdução ainda nesta etapa para falar da transformação que o seu produto ou serviço gera.

Passo 3: Desejo

A etapa de Desejo é onde você deve criar o desejo do seu público de adquirir seu produto ou serviço, destacando as vantagens exclusivas que ele terá ao comprá-lo e as transformações únicas que apenas o seu produto ou serviço poderá causar na vida dele. Veja um exemplo: alguém quer vender um curso de cabeleireiro, mas esse curso, além de ter aulas com professores renomados e técnicas incríveis, é capaz de mudar a vida de quem adquirir, possibilitando ganhos acima de R$5.000/mês, com horários flexíveis e sem nenhum chefe. Resumidamente, são os ganhos (dinheiro, tempo, qualidade de vida, beleza…) e benefícios que são responsáveis por despertar o desejo no público.



Passo 4: Ação

Por último, na etapa de Ação, você deve criar um senso de urgência para incentivar o público a tomar uma ação imediata, seja comprando seu produto, preenchendo um formulário da sua página de vendas ou entrando em contato.

Ofereça uma garantia, um bônus ou uma promoção exclusiva para incentivar o público a agir rapidamente: descontos exclusivos para os 30 primeiros, desconto que vai acabar em 2 horas, leve mais algum produto ou serviço como bônus, etc. E finalize com um CTA (chamada para ação) como: compre agora, assine agora, preencha o formulário, etc. Deixe claro o que o seu público precisa fazer.

Conclusão:

Um VSL com todas essas etapas será muito efetivo para alcançar o objetivo de venda. Muitas empresas estão desfrutando de resultados extraordinários por conseguirem captar a atenção do público, despertar interesse e desejo e conduzir a uma ação. Para ter um direcionamento sobre o roteiro de cada etapa e como fazer as pessoas chegarem até o seu VSL de forma mais assertiva, entre em contato com a Guia-se, nós podemos te ajudar.

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