As métricas são dados capazes de indicar se as ações realizadas estão gerando os resultados esperados em todas as áreas da empresa, inclusive no marketing. Com o planejamento digital 2023 feito, é fundamental saber quais métricas deverão ser acompanhadas para entender se a sua empresa está no caminho certo ou não e, assim, conseguir tomar as melhores decisões para ajustar o seu planejamento e voltar ao foco.
Neste artigo, vamos te mostrar as principais métricas de sucesso que podem ser o parâmetro para direcionar as ações em sua empresa durante o ano.
A importância das métricas de sucesso
Se você busca os melhores resultados para a sua empresa através do marketing, é fundamental compreender que o sucesso acontece para quem faz mais do que apenas subir uma campanha ou publicar um post. Se essas ações não forem acompanhadas de uma análise profissional, tudo poderá ser em vão!
Uma vez que uma campanha foi ao ar, é necessário acompanhar diariamente os resultados e entender como o público está reagindo àquilo que está vendo. Isso só é possível através dos dados (likes, compartilhamentos, cliques, aberturas de e-mail, taxa de rejeição, preenchimento de formulários, entre outros).
Porém, ter todos esses dados sem uma análise profissional não adianta! É necessário entender, por exemplo, se a taxa de abertura do e-mail está dentro do esperado, ou se o custo por clique está valendo a pena. Só assim é possível metrificar os resultados e prosseguir com uma campanha, ajustar algum detalhe ou, simplesmente, mudar completamente a estratégia.
Como acompanhar o crescimento do marketing digital da sua empresa?
Para fazer um acompanhamento detalhado, é necessário definir quais são as métricas que serão monitoradas e qual é a frequência necessária para acompanhar de perto a performance da sua empresa. Estas métricas podem ser usadas como uma bússola para alcançar seus objetivos.
Qual a melhor maneira de monitorar o crescimento da minha empresa?
O monitoramento adequado ajudará você a tomar boas decisões com base em dados concretos. Para chegar na análise geral de uma métrica, é necessário definir quais os indicadores chave de resultado (KPIS) que serão acompanhados. É importante observar que todos os KPIS devem ser determinados de acordo com suas necessidades específicas.
Alguns dos KPI’s mais importantes e suas respectivas métricas para monitorar o desempenho do seu planejamento digital são:
- KPI: Número de Visitantes
Métrica: aumento de visitantes no site e blog - KPI: Número de Leads
Métrica: aumento de número de leads solicitando contato/orçamento - KPI: Taxa de Conversão
Métrica: diferença entre número de leads dividido por número de visitantes, quanto maior a taxa melhor - KPI: Número de Mql’s (Marketing Qualified Leads)
Métrica: leads mais qualificados - KPI: Taxa de Abertura De E-mails
Métrica: taxa de abertura maior que 20% - KPI: Taxa de Clique De E-mail
Métrica: número de pessoas que receberam e clicaram no e-mail - KPI: CTOR (taxa de clique por abertura)
Métrica: cliques por única abertura - KPI: CPL (custo por lead)
Métrica: custo do lead ser menor do que o custo do produto/serviço - KPI: CPC e CPM (custo por clique e custo por cada mil visualizações)
Métrica: diminuir o custo de cada visualização e clique - KPI: Taxa de Engajamento
Métrica: aumentar a taxa de engajamento nas mídias sociais.
Esses são alguns exemplos de KPIS que devem ser analisados para entender se as ações de marketing estão ou não gerando bons resultados para a sua empresa. É importante reforçar que essa análise deve ser feita por um profissional que possui parâmetros e experiência em analisar essas métricas, ok?
Conclusão
Se você já fez o seu planejamento para 2023, já estipulou novas metas e deseja que esse ano realmente seja um ano marcante para a sua empresa, a Guia-se é a melhor opção para te ajudar nesse objetivo! Somos especialistas em Marketing e Vendas e oferecemos toda a assessoria para ajudar empresas na tomada de decisões estratégicas, além de acompanhar o crescimento da empresa e dar o melhor direcionamento possível. Entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado!