Você sabe o que é régua de relacionamento? Essa é uma das melhores estratégias para entregar conteúdo por meio de envio de e-mail marketing.
E, consequentemente, vender! Afinal, a informação chega sempre para o cliente no momento certo, de acordo com a etapa em que ele se encontra no funil de vendas.
Mas como criar régua de relacionamento? E qual o objetivo da régua de relacionamento, na prática? Confira tudo sobre o assunto a seguir!
Utilização de uma régua de relacionamento
Um consumidor que visita sua página pode ficar mais satisfeito e induzido a comprar quando recebe uma mensagem de boas-vindas. E ainda mais acolhido quando recebe um e-mail que agradece a compra efetivada, como uma ação pós-venda. Tudo isso diz respeito à experiência do cliente, que precisa ser satisfatória para que ele volte a comprar com você.
A utilização de uma régua de relacionamento é feita justamente para segmentar esses momentos. Ela pode ser desenvolvida por meio de:
- contato via formulário de site;
- landing pages;
- pedidos de orçamento;
- produtos ou serviços de interesse;
- carrinho abandonado na loja virtual;
- datas comemorativas;
- eventos especiais;
- clientes inativos, entre outros.
Como criar uma régua de relacionamento
Mas como criar uma régua de relacionamento? O primeiro passo é entender seu público-alvo. Você precisa saber em que etapa do funil de vendas ele se encontra, para que a comunicação online comece a acontecer de maneira efetiva.
Assim que isso fica claro, vale a pena pensar mais a fundo qual é o objetivo de seu negócio e qual é a sua persona. As três informações são o ponto de partida para a régua de relacionamento, que pode ser criada com a ajuda de algumas ferramentas. Veja só!
Ferramentas para criação
Qualquer uma dessas ferramentas garante um bom resultado na hora de visualizar a utilização de uma régua de relacionamento. Escolha e teste!
- https://funnelytics.io/: essa ferramenta permite desenhar a régua, quais ações serão aplicadas e o que fazer em cada uma delas;
- https://www.mindmeister.com/pt: o mapa mental também é uma ótima maneira de visualizar a sua régua, e é isso o que essa ferramenta permite fazer;
- https://www.rdstation.com/: com essa opção, você consegue desenvolver um fluxo de automação para seu e-mail marketing e criar uma landing page;
- https://sharpspring.com/: outra ferramenta muito eficiente voltada para o fluxo de automação;
- https://gdigital.com.br/: essa ferramenta une criação de fluxo de automação e de landing page com foco em resultados.
Qual o objetivo da régua de relacionamento
Se você ainda se pergunta qual o objetivo da régua de relacionamento, sem problemas! Para deixar mais claro, a gente explica: o intuito dessa estratégia nada mais é do que construir um bom relacionamento com o cliente.
Sua marca passa a ser lembrada na mente dele, uma vez que você sempre agrega informações importantes sobre o que seu produto ou serviço pode fazer para ajudá-lo. Ele passa a ver você por e-mail e decide quando quer interagir, sem pressão.
Além disso, é importante lembrar que a régua de relacionamento é uma estratégia inbound de marketing digital. Ou seja, é realizada totalmente online, não é invasiva e, ainda assim, é muito impactante para novos clientes.
E então, conseguiu entender o que é régua de relacionamento? Se sim, é só contar com a Guia-se para colocar tudo isso em prática e fazer com que a utilização de uma régua de relacionamento seja realmente significativa para o seu negócio.
Quer aprender um pouco mais sobre como entrar de cabeça nas estratégias digitais? Aprenda o que é tráfego digital e como usá-lo para impulsionar seu negócio!