BLOG – Marketing Digital

3 segmentos de mercado que podem se beneficiar da Inteligência Artificial no Marketing Digital

28 fev 2023

A inteligência artificial (IA) pode ser aplicada em diversos segmentos e setores, desde a indústria até a área da saúde, passando por finanças, varejo, transporte, educação, entre outros.
Pode ser utilizada para melhorar a eficiência e a produtividade em processos de produção e logística, ajudar a tomar decisões mais precisas no que diz respeito à área financeira, auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças e, claro, quando falamos de Marketing Digital, a IA pode ser usada para segmentar o público de maneira mais eficiente, pois ao analisar e compreender os comportamentos de consumo de um determinado público, a tecnologia pode direcionar os anúncios e campanhas mais adequados a cada segmento.
No entanto, é importante lembrar que cada segmento tem suas particularidades e desafios específicos, o que pode influenciar na forma como a IA é aplicada. Além disso, é preciso levar em conta questões éticas, legais e de segurança relacionadas ao uso da IA em cada setor. Por isso, é muito importante fazer uma avaliação do segmento antes de correr buscar investir nessa tecnologia. No momento, trouxemos 3 segmentos que podem se beneficiar da IA de forma comprovada e segura. Confira:

Serviços Financeiros

O segmento de Serviços Financeiros pode se beneficiar da Inteligência Artificial de diversas formas. Principalmente pelo fato de ser um setor com grande volume de dados (cadastros, registros de operações, etc), é possível ter informações valiosas para incorporar à decisão de segmentação de públicos. Com dados relevantes sobre o comportamento dos consumidores, a IA consegue determinar quais públicos-alvo são os mais lucrativos e quais os que possuem maior propensão ao consumo. Ao usar a inteligência artificial para coletar, analisar e interpretar dados financeiros de empresas e consumidores, é possível tomar melhores decisões de segmentação de públicos, garantindo melhores resultados no marketing digital.

Viagens e Turismo

A IA pode contribuir muito para o setor de Turismo. Afinal, uma grande necessidade do setor é conseguir oferecer ofertas personalizadas para o público certo, com base nas suas condições financeiras e preferências. A IA atua nessa personalização da experiência do cliente, analisando dados e comportamentos de viagens, possibilitando recomendações personalizadas para cada cliente (destinos, voos, acomodações e passeios). Além disso, os chatbots e a assistência virtual também podem ajudar para responder as perguntas comuns dos clientes em tempo real, suporte, e ajudar com reservas e planejamento de viagens.

Imobiliárias

As imobiliárias buscam cada vez mais maneiras de otimizar o seu marketing digital para alcançar e segmentar um público cada vez maior. A Inteligência Artificial vem oferecendo novas possibilidades para imobiliárias ao lhes permitir que selecionem o público alvo com mais eficiência e precisão do que nunca.

A Inteligência Artificial permite que as imobiliárias monitorem e analisem dados demográficos específicos para identificar seus melhores clientes. Por exemplo, ela pode analisar dados sobre a idade, localização, gênero, renda e outros fatores importantes para determinar qual grupo de pessoas é mais propenso a comprar imóveis.

O uso de ferramentas de automação permite que as imobiliárias direcionem mensagens a grupos de clientes com base em suas necessidades e interesses específicos. Também é possível utilizar a análise avançada de dados para determinar quais grupos de pessoas estão procurando imóveis em áreas específicas ou quais grupos são mais suscetíveis a comprar apartamentos de luxo. Isso ajuda as imobiliárias a direcionar anúncios mais precisos e relevantes para seu público-alvo, aprimorando assim suas chances de conversão.



Por último, temos também a visualização de propriedades, em que a IA pode criar visualizações em 3D para que os clientes possam explorar o imóvel virtualmente, diminuindo o fluxo de visitas presenciais e economizando tempo.

Para todos os segmentos, uma agência de marketing digital como a Guia-se é a melhor escolha!

A Guia-se é uma agências de marketing digital que já está inserida na era da Inteligência Artificial. Com o objetivo de ajudar empresas a melhorar a eficiência dos seus esforços de marketing digital, a Guia-se está disponível para conversar com cada empresário e gerente para entender as necessidades de cada segmento de mercado. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa nessa nova era de negócios!

Nossas unidades

SOMOS + DE
120
AGêNCIAS

Brasil: 15 estados |
61 cidades