Blog

Black Friday 2022: como se preparar para vender mais

E aí, está por dentro de como participar da Black Friday em 2022? Se ainda não, é hora de descobrir as melhores estratégias para se destacar da concorrência e aproveitar todos os benefícios dessa data.

Afinal, ela não só aumenta as vendas, mas permite que seu negócio conquiste um bom posicionamento de mercado. Não sabe por onde começar a colocar o planejamento em prática?

Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber para lucrar e usar esse período a seu favor. Vamos lá?

O que é

A Black Friday é aquele dia em que as marcas abaixam os preços e oferecem descontos para os clientes. Ela surgiu nos Estados Unidos e, por lá, acontece sempre um dia depois do Dia de Ação de Graças, uma data bem tradicional para o povo norte-americano.

É bastante estratégica, afinal, é quando abre a temporada de compras natalinas. Por fazer tanto sucesso por lá, outros países, como o Brasil, passaram a adotar a data oficialmente no calendário sazonal de negócios. 

Quando

E quando a Black Friday acontece aqui? A data escolhida é sempre a última sexta-feira do mês de novembro. Este ano, ela será no dia 25/11.

Como funciona

E como funciona a Black Friday, afinal? Originalmente, as promoções começam à meia-noite da sexta-feira. Os descontos variam de X a Y%, de acordo com a proposta traçada pela loja.

Durante este período, as lojas físicas faturam mais e aumentam seu movimento, enquanto as lojas virtuais e e-commerces costumam bater recordes de vendas e aquisição de novos clientes.

No Brasil, para chamar a atenção, as empresas também apostam em descontos especiais pré e pós Black Friday. Criam, inclusive, outras ações específicas para isso, como a Black Monday, na segunda-feira seguida à sexta, Cyber Monday, Black Week, entre outras.

Como participar da Black Friday

Como não poderia ser diferente, as empresas de varejo e e-commerce de todos os segmentos estão com a expectativa lá em cima para as vendas da  Black Friday 2022. Afinal, nosso modelo de consumo online cresceu, e muito, nos últimos anos. As perspectivas de recuperação econômica tem sido muito boas para os negócios.

A Black Friday é, então, essencial para criar um plano de ação para aumentar as vendas. Vale muito a pena investir na data, e aqui estão algumas dicas de como participar da data com sucesso!

Planejamento estratégico

O primeiro passo é estabelecer um planejamento estratégico. Entender qual o momento da sua empresa, como está o seu público e quais metas você deseja atingir. O quanto antes iniciar esse planejamento, melhor. No mês de Novembro, o mês da Black Friday, todas as campanhas devem estar rodando. Comece a preparar o seu público, revelando um pouco do que está sendo preparado o quanto antes para sair na frente da concorrência.

Saber o que fazer na Black Friday é tão importante para o crescimento do negócio quanto para o sucesso da data. O planejamento é o que leva a tomada de decisões assertivas. Uma Agência Digital como a Guia-se poderá preparar e executar as melhores estratégias para a sua empresa vender muito mais nesta Black Friday. Mas lembre-se: quanto antes entrar em contato e iniciar os trabalhos, melhor! Não deixe para a última hora.

O que fazer

E o que fazer para garantir uma participação eficaz na Black Friday? Anote as dicas!

  • Faça um cronograma de ações: não deixe para última hora, ou você pode perder oportunidades.
  • Contrate uma agência digital para iniciar as divulgações necessárias
  • Realize um inventário dos produtos: identifique aqueles que podem ter a maior margem para desconto.
  • Invista em tráfego pago: programe-se para investir em publicidade on-line como Google Ads, Facebook Ads, entre outros.
  • Crie posts para as redes sociais como: Facebook, Instagram, Pinterest e Tik Tok.
  • Atualize seu site: seus clientes precisam saber o que vem de novidade por aí.
  • Comunique-se com os clientes sobre as ações: o e-mail marketing é a melhor ferramenta.

O que NÃO fazer

E o que não fazer, de jeito nenhum? O consumidor está cada vez mais bem-informado, então fuja de promoções que ofereçam, por exemplo, “o dobro do preço para aplicar o desconto”. É fundamental que você respeite o código de defesa do consumidor e, principalmente, a imagem do seu negócio. 

Gostou de saber mais sobre a Black Friday 2022? Então entre em contato conosco agora mesmo para iniciarmos o planejamento estratégico para a sua empresa vender mais nesta Black Friday.

Veja mais notícias!

O Tsunami da IA que Redefine Negócios e Carreiras

O Tsunami da IA que Redefine Negócios e Carreiras

O mundo dos negócios está em constante transformação, e a velocidade dessas mudanças tem sido exponencial. Se você é um empreendedor e ainda não percebeu o impacto da Inteligência Artificial (IA), é hora de "acordar!". Convidamos você a mergulhar nas profundas...

O Poder da Cultura e das Decisões Rápidas

O Poder da Cultura e das Decisões Rápidas

Não são apenas as boas ideias que fazem um negócio escalar. Cultura, ambiência, coragem e decisão rápida são combustíveis poderosos na trajetória de empreendedores de alto impacto. No novo episódio do Guia-se Podcast, recebemos Rapha Mattos, um dos maiores...

Como Ganhar Dinheiro Sendo Você na Internet

Como Ganhar Dinheiro Sendo Você na Internet

No universo cada vez mais competitivo do marketing digital, uma verdade permanece firme: quem não se posiciona é posicionado. Foi com essa frase de impacto que Talyta Morgana — convidada do episódio especial do Guia-se Podcast com o CEO José Rubens — deu início a uma...

Política de Privacidade

Nós usamos cookies em nosso site. Na medida em que esses cookies não sejam estritamente necessários para a navegação em nosso site e/ou o fornecimento de nossos Serviços, solicitaremos que você concorde com o uso de cookies quando visitar o nosso site pela primeira vez.

Consulte nossos Termos de Privacidade para ler a Política de Privacidade completa.