Blog

Descubra como usar VSL para engajar leads

O que é VSL?

VSL é a abreviação de Video Sales Letter, que pode ser traduzido como “carta de vendas em vídeo”. É uma estratégia que está muito em alta, porém, muitas vezes sequer percebemos ou entendemos o poder do VSL. No contexto atual dos vídeos curtos em redes sociais como Youtube, Instagram e TikTok, somos impactados por essa estratégia o tempo todo. Assim como somos impactados, podemos também impactar.

Segundo um levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo. Muitas pessoas chegaram a pensar que o uso tão intenso das redes sociais registrado em 2020, por exemplo, iria diminuir após o período pandêmico. Porém, muitas pesquisas apontaram o contrário: o tempo gasto nas redes sociais pelos brasileiros só aumenta!

Essa tendência nos leva ao uso da VSL. Agora, ao invés de uma página de vendas gigantesca, o ideal é ter uma apresentação em vídeo. Assim, o usuário poderá receber toda a informação que precisa do jeito que mais consome: em vídeo!

Formatos da VSL

Existem diferentes formatos possíveis para fazer uma VSL:

  • Filmagem: esse é o formato mais recomendado por ser mais real, humanizado e gerar uma maior conexão com o público. Através da filmagem, será possível conhecer quem está por trás da marca, produto ou serviço e isso passa muita confiança.
  • Animação: um formato que exige um pouco mais de conhecimento técnico, mas que é muito utilizado por também conseguir prender a atenção do público e encantar quando bem feito.
  • Screencast: nesse formato é utilizado uma carta de vendas escrita em um powerpoint. Com a apresentação pronta, alguém irá narrar aquelas informações enquanto apresenta a tela. O vídeo com a tela e a narração será gravado e disponibilizado na página de vendas. É uma forma simples e objetiva de fazer uma VSL.

Como usar VSL para engajar leads

O principal foco do VSL é oferecer um conteúdo de alto valor que realmente convença o lead a comprar o seu produto ou serviço. Por isso, não pode ser um vídeo com qualquer conteúdo que seja encontrado facilmente no Google ou em qualquer outra página. É preciso trazer uma informação transparente e profunda, algo que o consumidor realmente nunca tenha visto antes sobre a sua marca, produto ou serviço.

Além disso, é fundamental que o vídeo seja com boa qualidade, mesmo que em um modelo simples como o Screencast. A voz precisa estar clara, bem audível e a gravação sem falhas. Tenha em mente que a qualidade do vídeo acaba representando a marca, produto ou serviço.

6 passos para a criação da VSL

Agora que você já sabe os formatos possíveis para criar a sua VSL e entendeu a importância de gerar um conteúdo de valor, vamos ao passo a passo para criar uma VSL que converte:

Comece com o público alvo

Antes de começar a pensar no roteiro, é necessário voltar algumas casas e pensar no público alvo. Para quem você está vendendo neste vídeo? É para um jovem solteiro, ou um adulto casado e com filhos? O objetivo do seu produto ou serviço é atender uma necessidade pessoal ou profissional? É importante ter o seu público alvo bem definido.

Entenda a jornada do cliente

Com o público alvo definido, chegou a hora de trabalhar a jornada do cliente. O cliente que irá acessar aquela página já conhece a sua marca? Ele já tem a necessidade do seu produto ou serviço, ou o objetivo da VSL será criar essa necessidade para só depois vender? É fundamental entender a jornada do cliente e em qual momento ele está, para definir qual conteúdo irá conversar melhor com esse momento da jornada.

Crie um conteúdo de alto valor

Com o público bem definido e a jornada também, chegou a hora de, finalmente, criar o conteúdo. Como falamos no começo do texto, esse conteúdo não pode ser simples, não pode ser algo que o seu lead encontra facilmente em uma pesquisa do Google. Para isso,fale sobre os benefícios do seu produto ou serviço, quais transformações o seu produto ou serviço gera e responda dúvidas frequentes.

Personalize o conteúdo

Com o conteúdo criado, chega o momento de personalizar de fato aquilo que será entregue. Você utilizará exemplos reais, aplicará conceitos da sua marca nas apresentações? Personalize o conteúdo seguindo as regras da sua marca para deixá-lo único.

Ofereça ações claras

Como estamos falando de vendas, o lead que assistir o seu vídeo precisa saber (e ser impulsionado para fazer) exatamente aquilo que você espera: preencher um formulário ou enviar uma mensagem no WhatsApp, por exemplo. Utilize uma boa CTA (chamada para ação) para que o lead dê o próximo passo.

Analise os resultados

Com a sua VSL rodando, é importante metrificar os resultados para conseguir fazer uma análise e entender se o conteúdo está atingindo o seu objetivo. Se a resposta dessa análise for positiva: parabéns, você está no caminho certo! Se os resultados foram negativos: não desista, tente mudar o formato e o conteúdo da sua VSL.

Conclusão

O mundo se transformou rapidamente nos últimos anos e continuará assim. Por isso, utilizar uma carta de vendas em vídeo é mais do que urgente para as empresas que ainda não utilizam essa estratégia. Humanização, conteúdo direto e conexões reais é o esperado pelos clientes no presente e no futuro. Não hesite em começar uma nova trajetória no digital e levar a sua empresa para outro nível de resultados. Converse com um de nossos especialistas e saiba como dar o próximo passo!

Veja mais notícias!

O Tsunami da IA que Redefine Negócios e Carreiras

O Tsunami da IA que Redefine Negócios e Carreiras

O mundo dos negócios está em constante transformação, e a velocidade dessas mudanças tem sido exponencial. Se você é um empreendedor e ainda não percebeu o impacto da Inteligência Artificial (IA), é hora de "acordar!". Convidamos você a mergulhar nas profundas...

O Poder da Cultura e das Decisões Rápidas

O Poder da Cultura e das Decisões Rápidas

Não são apenas as boas ideias que fazem um negócio escalar. Cultura, ambiência, coragem e decisão rápida são combustíveis poderosos na trajetória de empreendedores de alto impacto. No novo episódio do Guia-se Podcast, recebemos Rapha Mattos, um dos maiores...

Como Ganhar Dinheiro Sendo Você na Internet

Como Ganhar Dinheiro Sendo Você na Internet

No universo cada vez mais competitivo do marketing digital, uma verdade permanece firme: quem não se posiciona é posicionado. Foi com essa frase de impacto que Talyta Morgana — convidada do episódio especial do Guia-se Podcast com o CEO José Rubens — deu início a uma...

Política de Privacidade

Nós usamos cookies em nosso site. Na medida em que esses cookies não sejam estritamente necessários para a navegação em nosso site e/ou o fornecimento de nossos Serviços, solicitaremos que você concorde com o uso de cookies quando visitar o nosso site pela primeira vez.

Consulte nossos Termos de Privacidade para ler a Política de Privacidade completa.