Blog

O que é Criptomoeda, NFT e Metaverso
Nos últimos meses, vimos um assunto explodir nas notícias. Metaverso, NFTs e as já faladas criptomoedas, vieram à tona com força total e muitas pessoas não estão entendendo exatamente o que esses nomes significam. Se você é uma dessas pessoas que deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura para saber mais.

Para começar, precisamos entender o que são Criptomoedas

As moedas digitais são uma forma de dinheiro, porém não são emitidas nem controladas por nenhum governo, ou seja, são totalmente descentralizadas. Embora o Bitcoin seja a moeda mais conhecida, o conceito de criptomoeda é anterior a ele.

Segundo o site Bitcoin.org, mantido pela comunidade ligada ao Bitcoin, as criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro. Isso dispensaria a necessidade da existência de uma autoridade central, como acontece com as moedas convencionais.

Como já citamos, a primeira criptomoeda que ouvimos falar é o Bitcoin, que surgiu em 2009 e a sua criação é atribuída a Satoshi Nakamoto (que é o pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que criaram a moeda virtual Bitcoin).

E NFT, o que significa?

Dentro do universo de moeda digital, uma sigla se destacou nos últimos tempos: NFT.

Afinal, o que essa sigla significa?

NFT (token não-fungível) é um tipo de certificado de autenticidade para bens digitais estabelecido por meio de blockchain. A tecnologia pode ser aplicada para atestar a propriedade de qualquer item virtual, como ingressos e compras em jogos.

Essa sigla ficou conhecida com a venda de produtos digitais milionários na internet, mas é uma tecnologia que já existe desde o início dos anos 2010. Basicamente, um NFT é como um selo de autenticidade criptográfico que torna um ativo digital único e raro. Assim, nasceu um mercado de cripto ativos baseado em imagens, memes, vídeos, mensagens de redes sociais, jogos e outras mídias que agora podem ter seus originais vendidos.

E chegamos ao Metaverso!

“Metaverso: um universo digital vivo e persistente que proporciona aos indivíduos presença social e consciência espacial compartilhada, juntamente com a capacidade de participar de uma economia virtual extensa com profundo impacto social.” – Piers Kicks

Nos últimos 2 anos passamos por um tempo de extrema digitalização, acelerado pela pandemia de COVID-19, em que até mesmo crianças passaram a utilizar e ficar mais tempo em redes sociais. Em 2020 (início pandêmico), houve um aumento sobre o tempo que as pessoas ficam online, hoje ficamos cerca de 30% do nosso tempo online. Baseado nessa informação, em 2030 passaremos mais tempo online do que offline.

Devido a essa nova realidade, percebemos o quão necessário é a construção de uma economia digital, com interação social nesse ambiente que chamamos de Metaverso! O metaverso tem possibilidade de crescer até 100X, pois ainda é minúsculo em comparação às demais empresas que movimentam o mercado de entretenimento.

Quando analisamos o ecossistema do Metaverso, observamos que existem inúmeras formas de aplicação e de rentabilização. Plataformas e protocolos que são utilizados como infraestrutura para algumas determinadas aplicações, studios e os próprios games.

O mais importante quando se decide investir no mercado de cripto é entender qual protocolo/base dele, ou seja, qual blockchain é responsável tanto pela segurança, quanto pelo crescimento daquele metaverso. Destacamos a Ethereum e a Solana que são as mais presentes nesse ambiente.

Metaverso e sua relação com o E-commerce

“A tecnologia do Metaverso se interconecta com o omnichannel, uma vez que os dois fazem uso do melhor dos dois mundos, o físico e o online. Quem ainda não é omnichannel, deve apostar nesse modelo de negócio, se não quiser ficar de fora das possibilidades fantásticas que o Metaverso trará em um futuro breve.” – Franklin Bravos, CEO da Signa

Muitas empresas já estão utilizando estratégias no Metaverso. Um exemplo é a grife Gucci, que lançou um tênis virtual que só poderia ser usado com a ajuda de realidade virtual, em maio de 2021. Outro exemplo é a L’Oreal, que lançou uma coleção de maquiagem virtual para ser usada nas redes sociais e em reuniões on-line.

Dessa forma, podemos prever que muitas empresas passarão a comercializar produtos virtuais, possibilitando uma interação híbrida com os seus produtos e serviços (virtual e real). Por isso, o Metaverso agora é também uma realidade do E-commerce.

Se você se interessou e quer saber mais, fizemos um e-book incrível sobre o assunto. Fique por dentro dessa realidade virtual baixando o nosso E-book “Entenda o mundo de Criptomoedas, NFT e Metaverso”. Faça o download agora mesmo.

 

[downloadEbookMetaVerso]

Veja mais notícias!

O Tsunami da IA que Redefine Negócios e Carreiras

O Tsunami da IA que Redefine Negócios e Carreiras

O mundo dos negócios está em constante transformação, e a velocidade dessas mudanças tem sido exponencial. Se você é um empreendedor e ainda não percebeu o impacto da Inteligência Artificial (IA), é hora de "acordar!". Convidamos você a mergulhar nas profundas...

O Poder da Cultura e das Decisões Rápidas

O Poder da Cultura e das Decisões Rápidas

Não são apenas as boas ideias que fazem um negócio escalar. Cultura, ambiência, coragem e decisão rápida são combustíveis poderosos na trajetória de empreendedores de alto impacto. No novo episódio do Guia-se Podcast, recebemos Rapha Mattos, um dos maiores...

Como Ganhar Dinheiro Sendo Você na Internet

Como Ganhar Dinheiro Sendo Você na Internet

No universo cada vez mais competitivo do marketing digital, uma verdade permanece firme: quem não se posiciona é posicionado. Foi com essa frase de impacto que Talyta Morgana — convidada do episódio especial do Guia-se Podcast com o CEO José Rubens — deu início a uma...

Política de Privacidade

Nós usamos cookies em nosso site. Na medida em que esses cookies não sejam estritamente necessários para a navegação em nosso site e/ou o fornecimento de nossos Serviços, solicitaremos que você concorde com o uso de cookies quando visitar o nosso site pela primeira vez.

Consulte nossos Termos de Privacidade para ler a Política de Privacidade completa.