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Qual é o resultado quando Marketing e Vendas trabalham juntos?

Marketing e Vendas devem ser inseparáveis. É impossível falar de bons resultados, sem falar sobre aumento de vendas e faturamento. Esses resultados são alcançados através de estratégias corretas de Marketing Digital que criam uma imagem positiva da marca, atingindo o público correto e atraindo muito mais clientes.

Uma vez que o consumidor foi atraído, a equipe de Vendas é a responsável pelo efetivo fechamento da venda. Aqui está o segredo do atendimento personalizado, humanizado, que irá entender necessidades específicas daquele cliente. Aqui entram as ofertas de preço, condições de pagamento e etc.

Por isso, é necessário que Marketing e Vendas sejam muito bem trabalhados em suas particularidades, mas que andem sempre juntos. Se existem muitos leads chegando, mas não temos fechamento, é necessário analisar como está a equipe de Vendas. Se não chegam consumidores interessados, é necessário reavaliar o Marketing.

Você consegue identificar onde está o problema em sua empresa?

A seguir, vamos falar sobre os funis de vendas e marketing, que são excelentes ferramentas para entender todo o processo de Marketing e Vendas da sua empresa!

O funil de vendas do Marketing

O funil de Marketing é uma estratégia que ajuda as empresas a direcionarem seus esforços da maneira correta e no momento correto, atraindo e convertendo potenciais clientes. O topo do funil é como uma grande base de tráfego que atrai pessoas para a sua empresa e vai se reduzindo à medida que os visitantes avançam para as partes inferiores e caminham para a conversão.

No funil, é nítido observar que devemos atrair um grande tráfego de pessoas, mas que apenas esse tráfego não é suficiente para a efetiva conversão. É necessário trabalhar a nutrição dos leads e engajá-los até a compra. E isso só é possível através de um relacionamento estratégico com o cliente! Quanto melhor o atendimento e relacionamento, maiores são as chances de efetivar uma venda.

No funil de marketing, algumas etapas como tráfego pago, geração de conteúdo relevante, redes sociais, e-mail marketing e landing page são essenciais para garantir sucesso no processo.

O Funil de Vendas

O funil de vendas ajuda a identificar as oportunidades e maximizar os esforços de Marketing e Vendas. O primeiro passo para criar um funil de vendas eficiente é definir os objetivos da sua empresa e entender o público-alvo. É necessário, também, desenhar todo o processo de compra, desde o primeiro contato do potencial cliente com a sua marca até o pós venda!

Esse funil é constituído por 4 ações: Atrair, Converter, Engajar e Fechar. Dessa forma, percebemos a grande atuação do Marketing nas 3 primeiras ações, pois é necessário utilizar ferramentas exclusivas e profissionais que construam esse funil de forma a garantir o fechamento.

Para a última etapa do funil, que é o fechamento, é necessário que a equipe de vendas esteja alinhada com toda a expectativa que foi criada no cliente nas etapas anteriores. Por isso é fundamental que os dois funis estejam alinhados!

Conhecendo o Funil Ampulheta/Funil Gravata Borboleta

O Funil Ampulheta, também conhecido como Funil Gravata Borboleta, é uma ferramenta de marketing que ajuda a visualizar o caminho do cliente potencial até a efetivação da venda. É muito utilizado para vendas B2B. E é considerada como o ideal para uma marca ser perfeita.

Este funil é um Framework da Winning By Design.

Nesse modelo, todo o lado esquerdo do funil (land) representa a conquista, em que Marketing e Vendas trabalham juntos para atrair, educar e engajar o público-alvo. No meio do funil, o potencial cliente está muito interessado porém ainda não fechou, é onde Marketing e Pré-vendas trabalham em conjunto. Enquanto no lado direito (expand) o cliente já está encantado com a marca e se torna um embaixador.

As fases são divididas da seguinte forma:

Consciência

A empresa identifica uma falha que impacta negativamente nos negócios e precisa resolver o mais rápido possível.

Educação

Pesquisa as soluções para melhorar as vendas, como aumentar a eficiência e motivar as pessoas da equipe de vendas, identificar oportunidades diversas e investir em marketing.

Seleção

Ao iniciar essa pesquisa ativa, o potencial cliente entende que consultoria em marketing pode ser a saída para melhorar os seus resultados, uma vez que elas estão familiarizadas com as últimas tendências e técnicas de mercado. As empresas de consultoria geralmente possuem profissionais experientes que podem fornecer insights valiosos sobre como melhorar a presença online da sua empresa.

Onboard

O projeto é executado conforme o briefing, com cronograma e relatórios de acordo com as métricas estabelecidas e necessidades do cliente.

Impacto

O impacto está sendo atingido! As metas foram alcançadas e a equipe de marketing e vendas está trabalhando com sinergia, resultando em um desempenho conforme o esperado.

Expansão

Aplicar a Metodologia 70 – 20 -10. Pesquisas mostram que adultos aprendem de forma diferente dos jovens. A metodologia utilizada foi a seguinte: 70% do tempo foi dedicado à teoria, 20% do tempo à prática e 10% do tempo para discussão em grupo.

Venda Saudável

Todos esses processos são alternativas para que a sua empresa realize o que chamamos de venda saudável. Ou seja, é uma venda estruturada, feita para o cliente certo, da forma certa. Uma venda feita dessa forma garante resultados positivos como clientes satisfeitos e embaixadores da sua marca.

Por isso é tão importante que a equipe de Marketing e a equipe de Vendas andem juntas. Equipes alinhadas, treinadas e motivadas geram um crescimento exponencial das vendas. Invista em capacitação profissional, comunicação eficiente e em um processo de vendas bem estruturado para ter sucesso nas suas vendas!

As estratégias de marketing digital e vendas são complexas e requerem profissionais qualificados para aplicá-las corretamente. Além disso, é importante acompanhar os resultados para garantir que as estratégias estejam funcionando como o planejado.

Se você identificou um ou mais problemas nas suas estratégias de vendas com esse artigo, não deixe de entrar em contato conosco e saber mais sobre nossa Assessoria em Marketing e Vendas!

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